Olá! seja bem-vindo(a) ao blog do CEI Adolfo Artmann!

Este espaço é muito especial para todos que fazem parte do CEI Adolfo Artmann: crianças, funcionários, famílias.

Nele guardamos trabalhos pedagógicos que tem marcado significativamente a vida de professores e crianças; nossas conquistas, nosso aprendizado como grupo.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Obrigado pela sua visita! Esperamos que goste!

28.5.13


Inauguração de Deck Cultural e apresentações no CEI Adolfo Artmann

Ações são do projeto Aukanaii, que ganhou Prêmio Embraco de Ecologia em 2012


Dezenas de pais, familiares e crianças marcaram presença na inauguração Deck Cultural, do Centro de Educação Infantil (CEI) Adolfo Artmann, no bairro Bom Retiro, no final da tarde de quarta-feira, dia 22. A melhoria na unidade faz parte das ações do projeto Aukanaii, que garantiu ao CEI o Prêmio Embraco de Ecologia em 2012.

Recepcionados pelas professoras e coordenadoras do CEI, todos puderam conhecer as transformações que vem sendo realizadas. “Iniciamos essa nova fase quando vencemos o Prêmio Embraco de Ecologia 2012, com o projeto Aukanaii. Queremos sensibilizar a comunidade escolar com a problemática do mosquito maruim e desenvolver atitudes sustentáveis, como a implantação de repelentes naturais, buscando minimizar os impactos ambientais”, explicou a diretora Anelise Regina de Souza Cordeiro.

Nesta primeira etapa, os muros do Centro foram pintados por meio de parcerias, e um deck, que recebeu o nome de “Deck Cultural”, foi construído. Foram dados os primeiros passos para a instalação da horta suspensa e a implementação do Bosque da Leitura.

Durante a inauguração, as coordenadoras do CEI ressaltaram a importância e a necessidade de criar “Espaços Educadores Sustentáveis”. “Damos os primeiros passos e contamos com a participação de todos para tornarmos nosso Centro de Educação um espaço educador sustentável”, explicou a coordenadora do projeto, Elisa Teixeira.

Para finalizar a consultora do Prêmio Embraco, Gisele Abrahão fez uma breve apresentação sobre a Com-vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida), que deverá ser formatada no Centro. Depois, todos acompanharam apresentação musical da professora Jacqueline Elise Koch, que desenvolve o Projeto de musicalização, e apresentações das crianças do CEI.


Etapas que serão desenvolvidas no segundo semestre:

- Cultivo de mudas de citronela para distribuir para a comunidade, em sacolas ecológicas.

- Confecção de sacolas ecológicas pelas famílias e voluntários do CEI, a serem decoradas pelas crianças, utilizando materiais reaproveitados.

- Caminhada ecológica sensibilizando a comunidade a conviver com o mosquito maruim, propagando atitudes sustentáveis com a distribuição de mudas de citronela neste evento.

- Concurso do desenho Aukanaii com as famílias do CEI.

- Oficina de mascotes com material reciclado.

- Confecção do papel reciclado com as crianças e parceiros.



Resumo do Projeto

CEI Adolfo Artmann
Projeto: Aukanaii
Aukunaii é uma palavra de origem havaiana que significa "Homem que vive bem". O objetivo do projeto é aprender a conviver em harmonia com a natureza. O objeto de estudo é o mosquito maruim, muito comum na região onde o CEI está instalado. Entre as ações previstas está a construção de uma horta suspensa para o cultivo da citronela, um repelente natural dos maruims. Para a utilização correta da citronela, serão confeccionados velas e incensos, com a participação dos alunos, famílias e comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre postagens e o blog do CEI Adolfo Artmann