Olá! seja bem-vindo(a) ao blog do CEI Adolfo Artmann!

Este espaço é muito especial para todos que fazem parte do CEI Adolfo Artmann: crianças, funcionários, famílias.

Nele guardamos trabalhos pedagógicos que tem marcado significativamente a vida de professores e crianças; nossas conquistas, nosso aprendizado como grupo.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Obrigado pela sua visita! Esperamos que goste!

16.12.11

Musicalização nas turmas de Berçário I e II em 2011

No segundo semestre de 2011 as vivências com a musicalização nas turmas de Berçário I e II se ampliaram, e pôde-se perceber maior interesse e concentração das crianças para histórias e sua participação na imitação dos sons dos animais e dos objetos, demonstrando conhecimento prévio sobre estes elementos.

Em julho, destaco a apreciação do vídeo Music Land – O Namoro Proibido (Walt Disney), em que as crianças observaram e ouviram os instrumentos apresentados de forma lúdica e mexiam o corpo ao ouvirem as músicas. 

Em agosto, observei a ampliação do interesse em novas canções folclóricas e jogos cantados. Em grupo até as crianças do Berçário I já incluíam mais colegas em uma mesma roda e se abaixavam no momento certo na canção “Roda Cutia”. NO Berçário II também aprenderam a brincadeira “Pirulito Que Bate Bate” e alguns já se interessavam no jogo de mãos, brincando com as professoras e fazendo tentativas com os colegas. Ensinamos a canção e dinâmica: “Ai Bota Aqui, Ai Bota Ali o teu Pezinho”, mas o grupo foi apreciar mais a brincadeira cantada em setembro e outubro, pois retomávamos a cada semana, relembrando os gestos. 

No último bimestre, as crianças tiveram experiências estéticas, ao ouvirem arranjos de instrumentos diferentes de forma lúdica (Castelo Rá-Tim-Bum – “Passarinho, Que Som é Esse?) e, quando possível, tiveram contato com alguns dos instrumentos ouvidos. 

Descobrindo sons com utensilios de cozinha
Mesmo com a ampliação do repertório de canções, as crianças mantêm as mesmas preferências: aquelas que lhe propõe movimentos, como pular, andar, correr e gatinhar. Procuram também brinquedos e criam com eles durante as canções “A Lili Gosta de Brincar”, rodas e canções de ninar.
 
Berçário II
Berçário I

 Jacqueline Elise Koch
(professora volante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre postagens e o blog do CEI Adolfo Artmann