Olá! seja bem-vindo(a) ao blog do CEI Adolfo Artmann!

Este espaço é muito especial para todos que fazem parte do CEI Adolfo Artmann: crianças, funcionários, famílias.

Nele guardamos trabalhos pedagógicos que tem marcado significativamente a vida de professores e crianças; nossas conquistas, nosso aprendizado como grupo.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Obrigado pela sua visita! Esperamos que goste!

17.11.11

Revitalizando os espaços: Projeto Brinquedos de Caixas de Leite Tetra Pak



Nos meses de junho a outubro de 2011 o Centro de Educação Infantil Municipal Adolfo Artmann, no bairro Bom Retiro, desenvolveu o projeto “Brinquedos de Caixa de Leite”, com o objetivo de tornar os ambientes internos do CEI mais atrativos para brincadeira com brinquedos feitos a partir da reciclagem de materiais, envolvendo a participação de crianças de várias idades, funcionários e comunidade.
 
          Até as crianças das turmas bem pequenas dos berçários participaram, preenchendo algumas caixas com papel amassado, enquanto também brincavam com os materiais, empilhando as caixas preenchidas, pisando e sentando nelas. As crianças das turmas maiores sugeriam quais objetos poderiam ser construídos para brincar dentro e fora da casa, acompanhavam a montagem, participavam da papietagem (técnica de revestimento em várias camadas de cola caseira e papéis picados) e pintura.
             Quando as turmas começaram a pensar como seria a pintura dos móveis e da casa, conheceram as imagens de algumas obras de Romero Britto e se encantaram ao identificar nelas alguns elementos do mundo infantil, como bichos e personagens animados.
 
Antes da decoração da casa as crianças também apreciaram as obras de um artista joinvilense, Amandus Sell, que pinta telas com casas enxaimel e outros aspectos típicos do interior joinvilense. Suas obras inspiraram a decoração externa da casinha, levando também as turmas maiores a observarem a arquitetura colonial preservada em nossa cidade.
 
            Aos poucos o projeto foi alcançando as famílias, que colaboraram na arrecadação das caixas. Merendeiras envolveram-se no preparo da cola e auxiliaram na papietagem. Zeladoras contribuíram na preservação dos brinquedos. Familiares dos funcionários auxiliaram na coleta de materiais, montagem do tablado, acabamentos e até um tapete de fuxico. Até um taxista que passava em frente ao CEI, viu o processo e trouxe muitas revistas antigas para o preenchimento das caixas. Todas as professoras e auxiliares trabalharam nas turmas como brincar com os novos objetos construídos e, principalmente, sobre como conservá-los por mais tempo. 

            Observamos que as crianças criam muito com estes brinquedos construídos e esta riqueza de criação é surpreendente para nós adultos. Tais objetos tornaram-se importantes elos nas interações que estabelecemos com as crianças. As histórias também foram importantes aliados ao se tratar de recriar objetos. Explorar brinquedos produzidos com e pelos adultos também é uma necessidade das crianças e desta experiência elas tiram ideias para suas novas criações.
Jacqueline Elise Koch
professora
Brincadeiras e criações com outras caixas durante o projeto nas turmas de Berçário I e Berçário II
Crianças e adultos brincando juntos

Agradecemos o envolvimento de todos: 
crianças,
funcionários, 
familiares,
comunidade.

Ah.... e principalmente: 

"A Natureza agradece"!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre postagens e o blog do CEI Adolfo Artmann