Olá! seja bem-vindo(a) ao blog do CEI Adolfo Artmann!

Este espaço é muito especial para todos que fazem parte do CEI Adolfo Artmann: crianças, funcionários, famílias.

Nele guardamos trabalhos pedagógicos que tem marcado significativamente a vida de professores e crianças; nossas conquistas, nosso aprendizado como grupo.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Obrigado pela sua visita! Esperamos que goste!

16.7.10

Musicalização no Maternal A - 1º semestre de 2010


As atividades relacionadas ao projeto “Sons das Idéias” iniciaram em março. As primeiras rodas cantadas nesta turma, tiveram como tema os animais das histórias ouvidas: Dona Aranha, Borboletinha e outras canções que já eram conhecidas pelo grupo de crianças, que gostava de escolher o que queria cantar. As canções que chamaram mais atenção: “Cachorrinho Bingo ”; “Na Cozinha da Mamãe”, “Jacaré”, “Pipoca” e muitas outras. Aos poucos foram sendo introduzidos gestos e dinâmicas de movimento às canções, o que oportunizou o desenvolvimento de outras linguagens simultaneamente. A partir de 11/03 a bandinha rítmica foi introduzida em algumas atividades musicais: as crianças observaram qual era a melhor maneira de tocar os instrumentos sem danificá-los. Perceberam que seu som pode agredir os ouvidos quando os instrumentos são tocados com força, mas que pode ser agradável, se tocados de maneira suave. Este aprendizado é gradual e, portanto, deve ser relembrado a cada vez que a bandinha é utilizada.
Além de tocar os instrumentos na roda de canções, alguns jogos de acuidade auditiva também foram realizados utilizando estes instrumentos, como descobrir a direção do som de olhos vendados, ou descobrir qual foi o instrumento que tocou, através da percepção do timbre. As crianças também tiveram contato com outros instrumentos, além da bandinha: flautas, pau-de-chuva e teclado.
Ouviram e descobriram do que eram os sons diversos reproduzidos em áudio, como buzina, trem, helicóptero, porta abrindo, palmas, sons de animais. Apreciaram e desenvolveram o brinquedo-cantado ‘Teresinha de Jesus’ e pequenos jogos musicais, como “Pirulito Que Bate-Bate” e “Eu Te Vejo...”
O que se destaca na turma do Maternal A é a vontade de cantar. É um grupo que deixa-se envolver pelas histórias e músicas, cantando e fazendo gestos com muito gosto, com ou sem o acompanhamento do violão. As crianças apreciam muito a interpretação dos personagens com a variação das vozes, como na música da Dona Aranha, imitando a voz do Papai Aranha e até do Filhinho Aranha. Observa-se que o trabalho com a musicalização tem colaborado muito na consciência fonológica, na ampliação do vocabulário e principalmente na memorização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre postagens e o blog do CEI Adolfo Artmann