Olá! seja bem-vindo(a) ao blog do CEI Adolfo Artmann!

Este espaço é muito especial para todos que fazem parte do CEI Adolfo Artmann: crianças, funcionários, famílias.

Nele guardamos trabalhos pedagógicos que tem marcado significativamente a vida de professores e crianças; nossas conquistas, nosso aprendizado como grupo.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Obrigado pela sua visita! Esperamos que goste!

12.7.10

Musicalização no Berçário II - 1º semestre de 2010


As atividades relacionadas ao projeto “Sons das Idéias” iniciaram em março, com a introdução de um momento de canções ao som de violão na rotina da turma. Na medida que iam aprendendo as canções, algumas crianças acompanhavam batendo palmas e dançando. Logo já começaram a tentar organizar rodinhas, dando as mãos e imitando gestos nas canções com dinâmicas de movimento. Quando era anunciado o momento da roda de canções, uma criança já trazia a bolsa com o violão para perto de onde o grupo estava se concentrando. Algumas músicas chamaram mais a atenção do grupo de crianças e sobre elas, trabalhamos também outras linguagens, relacionando com histórias ou atividades artísticas, como “Na Cozinha da Mamãe”, com a atividade de colagem e desenho sobre a panelinha. Ao final de março a bandinha rítmica foi introduzida em algumas atividades; trabalhamos o cuidado com os instrumentos que são frágeis e a intensidade ideal para serem tocados. Este trabalho deve ser retomado e seu aprendizado é gradual.
As crianças tiveram contato com outros instrumentos, além da bandinha: flautas, pau-de-chuva e teclado. As canções que chamaram mais atenção, além das canções de roda (folclore), são aquelas associadas a movimentos: “Bicicleta”, “Pipoca”, “Os Cavalos”, “Eu Te Vejo, Eu Te Vejo...” e outras. Também ouviram sons diversos reproduzidos em áudio, como buzina, trem, helicóptero, porta abrindo, palmas, sons de animais.
Em junho e julho já cantam junto as canções mais conhecidas, com muita vontade. Em alguns momentos também querem tocar violão e fazem isto de frente para a professora, que segura o instrumento e vai mudando os acordes com a mão esquerda. Já é perceptível a internalização do ritmo, pois boa parte das crianças já bate nas cordas de acordo com a pulsação da música que cantam. A música está dentro da gente!
Nas últimas semanas do semestre também dançaram muito com as bonecas e bichos de pelúcia dispostos na sala. Pediam “Boi-Boi” e buscavam os brinquedos, embalando no colo ou fazendo rodinhas, segurando nas mãozinhas das bonecas e bichinhos.
Jacqueline Elise Koch
(professora volante)
A Música na Brincadeira... e a Brincadeira na Música!

A Relação com o Instrumento Musical

4 comentários:

  1. A JACQUE REALMENTE É UMA PROFESSORA MARAVILHOSA.O CEI Adolfo Artmann tem um grande tesouro nas mãos. Aproveitem,Saudades.Patricia Junges

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo belo trabalho de vocês!
    At.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é um trabalho que merece destaque. Parabéns
    Mara

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz por ter feito parte dessa familia adolfo artmann !
    Sinto saudades !!!!!!!!!! 7 anos junto dessa familia maravilhosa .

    Beijos ,
    Larissa Prusseck.

    ResponderExcluir

Comentários sobre postagens e o blog do CEI Adolfo Artmann