Olá! seja bem-vindo(a) ao blog do CEI Adolfo Artmann!

Este espaço é muito especial para todos que fazem parte do CEI Adolfo Artmann: crianças, funcionários, famílias.

Nele guardamos trabalhos pedagógicos que tem marcado significativamente a vida de professores e crianças; nossas conquistas, nosso aprendizado como grupo.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Obrigado pela sua visita! Esperamos que goste!

12.7.10

Musicalização no Berçário I - 1º Semestre de 2010

O projeto anual "Sons das Ideias" vem sendo trabalhado com as turmas de Berçário I, Berçário II, Maternal A e Maternal B. As atividades musicais específicas deste projeto ocorrem uma vez por semana, com a professora volante.


      As atividades relacionadas ao projeto “Sons das Idéias” iniciaram na segunda semana do período de adaptação, com o objetivo de tornar o ambiente mais acolhedor e despertar a curiosidade dos bebês. Os bebês não estranharam quando o violão foi trazido para o espaço de estimulação e reagiam com curiosidade, manifestada na aproximação e desejo de manipulá-lo. Sorrisos e palmas tornaram-se gradualmente mais freqüentes pelos bebês, em nossos momentos de cantigas.
         Em março, começamos a buscar outras alternativas para propor vivências com sons, a partir de objetos da cozinha: colheres, tampas e panelas, que foram dispostas na sala de estimulação. Aos poucos os bebês se aproximavam e descobriram várias possibilidades de explorar os materiais, principalmente, batendo um objeto no outro e sorriam enquanto produziam vigorosos sons. Alguns dias depois os móbiles foram substituídos por chocalhos de sucatas que, sempre manipulados pelos bebês. Mais ao final do semestre, garrafas pet com tinta colorida, canudinhos, água e pequenos objetos coloridos também foram dispostos. Enquanto exploravam o material, além de estimulação na área  viso-motora, também ouviam os nomes das cores e dos objetos nos interiores das garrafas. Alguns instrumentos da bandinha rítmica foram dispostos e os bebês observaram como são usados para acompanhar as canções. Aos poucos, vão percebendo que os objetos ao sem redor não são extensão de seu corpo e que também podem ser manuseados pelos colegas: começam a vivenciar o que é compartilhar!
Os bebês tiveram contato com outros instrumentos, além da bandinha: flautas, pau-de-chuva e teclado. As canções que chamaram mais atenção: “Palminhas, Palminhas, nós vamos bater...”; “Na Cozinha da Mamãe”, canções de roda (folclore) e sobre animais. Também ouviram sons diversos reproduzidos em áudio, como buzina, trem, helicóptero, porta abrindo, palmas, sons de animais.
Ao final do semestre, a presença do violão na sala de estimulação, desperta balanços e palmas. Já não é o objeto em si que chama a atenção dos bebês para ser manipulado com tanta frequencia como na fase da descoberta, no início do ano. Quando tocado, faz com que os bebês se aproximem, desperta sorrisos, palminhas e suas canções já fazem os pequeninos dançarem e até embalarem bonecas. Ele já tem um significado especial: traz a alegria da música!
        Jacqueline Elise Koch
(professora volante)




Click to play this Smilebox scrapbook: Musicalização Berçário I
Create your own scrapbook - Powered by Smilebox
This digital scrapbook created with Smilebox

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre postagens e o blog do CEI Adolfo Artmann